sábado, 12 de janeiro de 2008

Stonehenge

Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado próximo de Amesbury no Condado de Wiltshire, a cerca de 13 quilómetros a Noroeste de Salisbury, na Inglaterra.
Existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, atribuída a diversos povos.
Uma das opiniões mais populares foi a de John Aubrey. Este declarou que Stonehenge tivera sido criado por Druídas, antigos magos. Esta ideia e uma colecção de falsas noções relacionadas, difundiram-se na cultura popular.
Algumas evidências, entretanto, sugerem que os Druidas encontraram os círculos de pedra e os utilizaram com fins religiosos.
Outros autores sugeriram que os monumentos megalíticos foram erguidos pelos Romanos, embora esta ideia seja ainda mais improvável, já que os Romanos só ocuparam as Ilhas Britânicas, quase dois mil anos após a construção dos círculos de pedra.
Somente com o desenvolvimento do método de datação, estabeleceram-se datas aproximadas para os círculos de pedra. Durante décadas não foram formuladas explicações plausíveis para a função dos círculos, além das suposições de que se destinavam a rituais e sacrifícios. Stonehenge é um complexo monolítico, formado por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas. Os responsáveis pela sua construção, os métodos utilizados e a sua finalidade, mantêm-se, ainda nos tempos actuais, como um grande enigma.
Ao analisar as pedras utilizadas, percebe-se que foram minuciosamente cortadas para que uma se encaixasse sobre a outra, formando os chamados trilitos. Embora já estejam bastante apagadas devido à acção do tempo, diversas pedras trazem desenhos ou inscrições rupestres feitas pelas antigas civilizações. Este monumento tem ainda um outro mistério, pois no primeiro dia do Solstício de Verão, os primeiros raios solares incidem rigorosamente dentro dos espaços entre os blocos.

Sem comentários: